Como saber se uma pessoa morreu pelo CPF – Consulta Óbito pelo nome 2024

Consultar Pessoas Falecidas

Independentemente do motivo, para saber se uma pessoa já faleceu, você pode fazer consulta CPF pessoa falecida. Infelizmente, seja por falta de contato ou até mesmo sumiço de alguém, muitas vezes é preciso falar com pessoas ou, a depender do caso, saber se este indivíduo está vivo para resolver inúmeros problemas e questões, como inventários por exemplo.

Como saber se uma pessoa morreu pelo CPF - Consulta Óbito pelo nome

Se você não tem contato com alguma pessoa e quer saber se ela está viva pode fazer isso pelo CPF. É claro, muitas vezes a família do falecido acaba demorando para fazer inventários ou avisar ao Poder Público sobre a morte de um ente querido.

Entretanto, um dia isso tem que acontecer. Há um procedimento especial na receita federal para avisar da morte da pessoa. Isso é necessário porque há inúmeros atos realizados na vida de alguém que podem surtir efeitos até mesmo depois da morte. Saiba, assim, como consultar óbito pelo nome e CPF.

Consultar óbito pelo nome e CPF

Quando uma pessoa morre, os familiares podem pedir inscrição CPF de pessoa falecida perante a Receita Federal. Mas como funciona inscrição de óbito no CPF? É bem simples, aliás.

Encontre Pessoas:  Cadastro de Pessoas Desaparecidas

Algum responsável, como inventariante, cônjuge, companheiro ou sucessor com poderes para tanto, que tenha processo de inventário aberto, pode pedir inscrição de CPF de pessoa falecida.

Já quando quem morreu não deixa bens, qualquer parente da pessoa que morreu pode dar entrada no óbito na Receita Federal.

Como funciona inscrição consulta CPF e nome

Diferentemente do que todo mundo acha, dívidas não “morrem com o morto”. Elas continuarão lá e poderão ser pagas pelas pessoas da família. Se você é credor de alguém que morreu, pode ter certeza se isso aconteceu por meio da inscrição do óbito no CPF do falecido.

Mas para que isso seja possível é preciso fazer inscrição da morte no CPF em qualquer unidade da receita federal do Brasil. O processo é grátis. É preciso levar documentos como:

  • Certidão de falecimento
  • Documentos do falecido, como RG e CPF.
  • Comprovante de inventário judicial ou extrajudicial

A inscrição do CPF da pessoa que morreu será confirmada com o número do atendimento dado pela Receita Federal.

Como saber se uma pessoa morreu pelo CPF - Consulta Óbito pelo nome

Consultar óbito pelo nome

Tendo o CPF da pessoa que morreu, quando você fizer a consulta pelo site da Receita Federal, haverá a notícia de que essa pessoa já faleceu.

Encontre Pessoas:  Procurar Pessoas na Internet

Mas como consultar óbito pelo nome, sem ter outros dados? Você pode fazer consulta no Google, jogando “obituário” e o nome da pessoa. Esse é um procedimento bem prático, já que todas as mortes recentes são divulgadas por meio dos serviços funerários municipais em todo Brasil.

Também é possível pedir certidão judicial, a fim de verificar se há algum registro de inventário da pessoa que você suspeita ter falecido. Finalmente, pode pesquisar em sites dos tribunais do país todo e ver se foi aberto algum inventário judicial pela morte de determinada pessoa.

Para fazer a consulta através do Sistema de Controle de Óbitos – SISOBI acesse: www.socialprevidencia.net/sisobi-consulta-de-obito-dataprev.html

Equipe de Redação Procurar PessoasSobre o Procurar Pessoas

O site disponibiliza dicas e ferramentas para você encontrar pessoas desaparecidas, além de disponibilizar um espaço para você deixar o nome e detalhes da pessoa que procurar. Já ajudamos milhares de pessoas a encontrar quem estava procurando.

Comente e Encontre Pessoas